REFERÊNCIA AERO401003/25
CONSULTE
Fabricante: Cessna
Horas totais: 2.500
Horas Disponíveis: 2.500
0041
Fabricante: Cessna
Ano de fabricação: 2008
Horas totais: 2.500
Motores
Williams FJ44-3A turbofan
Horas disponíveis: 2.500
Aviônicos/rádios
Pro Line 21 avionics suite EFIS ( Electronic Flight Instrument System) 3 -tube
ADF-3010 PFD and MFD
GARMIN GPS 500
FMS (Flight Management System) Dual Rockwell Collins FMS -3000
ADC (Air Data Computer) Dual Collins Aerospace ADC-3000
GPS (Global Positioning System) Dual GPS-4000A
ECU (Engine Control Unit) Single Dual Channel FADEC
NAV (Navigation Radio) Dual Collins NAV-4000
DME (Distance Measuring Equipment) Single Collins DME4000ADF (Automatic Direction Finder) Dual Collins NAV4000
A/P (Autopilot) Single Collins
VHF COM (Very High Freq. Communication) Dual Collins Aerospace VHF -4000HF
COM (High Frequency Communication) Single Collins HF-9031A
AFIS (Airborne Flight Information System) Single Datalink XMWR-1000
RADAR Single Rockwell Collins RTA-800
RAD ALT (Radio Altimeter) Single Rockwell Collins ALT-4000
XPNDR (Transponder) Dual Rockwell Collins TDR-94D w/ 8.33kHz Spacing Mode S Diversity
EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System) Honeywell Mark VIII
VIIITCAS (Traffic Collision Avoidance System) TCAS-4000 (TCAS II) Change 7.1
CVR (Cockpit Voice Recorder) Single CVR L3 Harris FA2100
FDR (Flight Data Recorder) Single FDR L3 Harris
ELT (Emergency Locator Transmitter) Single Artex C406-N ELT
Integrated Pulselight System
Interior
Um interior elegante em cores bege
Os assentos de passageiros são revestidos em couro pumice da Townsend
Os acabamentos das janelas são cobertos com tecido texturizado na cor creme, enquanto as laterais inferiores possuem revestimento em couro bege
O carpete é do tipo cut pile nas cores areia e seixo.
Os armários são acabados com madeira de nogueira burl em verniz brilhante e possuem acabamentos em alumínio escovado
A cabine comporta seis assentos de passageiros dispostos em configuração SeatClub, além de um toalete com assento com cinto de segurança
Os itens de cabine incluem:
Centro de refrescos no lado direito
Armário de armazenamento no lado esquerdo com display AvVisor Plus de 8,4 polegadas
Mesas executivas retratil
Tomadas de 110V
Sistema telefônico Aircell
Adicionais
RVSM
PSU Indirect Lighting
XM Broadcast Weather
Voice Annunciator
Jeppesen Electronic Charts
Tail Flood Lights
Pilot’s AOA Indexer
Cockpit Speaker Mute Switch
HectoPascal/Inch Switch
50 Cubic Foot Oxygen
B/E Aerospace Crew Oxygen Masks
Monorail Sunvisors
Avionics Ground Power Switch
Airstair Cabin Entry Step
AvVisor Plus Display
Notas
Sem histórico de danos
Sempre hangarado
Ultima CVA feita em Maio de 2024 com DOC 22, dezembro irá cumprir 2 DOC
Manutenção OK
Grande centro de refrescos frontal RH com recipiente para líquido quente e refrigerado, várias gavetas
para armazenamento de alimentos e bebida.
Interior espaçoso, conta com uma mesa retrátil para refeições ou para apoiar seu notebook quando
estiver em seu trabalho durante o voo
O Citation CJ3 tem um alcance máximo (sujeito a ventos contrários, alta altitude, temperaturas quentes ou
maior capacidade) de 2 .002 milhas e uma velocidade máxima de 769 km/h e uma queima de querosene de 173
galões por hora na primeira hora e 120 galões por hora na segunda hora de voo
⚙ Dois motores turbofan Williams FJ44-3A estão instalados, um de cada lado da fuselagem traseira, em naceles de fácil acesso. Este motor possui um design de médio bypass, com dois rotores (twin-spool), 5 estágios de compressão e 3 estágios de turbina, gerando 2.820 libras (12,54 kN) de empuxo de decolagem ao nível do mar, em condições estáticas, com potência nominal limitada a 79°F (26°C).
Os controles digitais de motores de autoridade total (FADECs) com canal duplo oferecem automação e eficiência no gerenciamento do motor. A manete de potência possui detentes para as configurações ideais em cada fase do voo, como decolagem (TO), potência máxima contínua (MCT) e cruzeiro de alta velocidade (CRU), ajustadas de acordo com as condições ambientais. O sistema também inclui funções como tempo limitado para despacho (TLD), diagnósticos e sincronização dos motores.
A energia elétrica para os FADECs é fornecida por alternadores de ímã permanente (PMAs) acionados pelos motores, que convertem a energia para corrente contínua (DC). Cada motor possui dois PMAs. Caso ambos os PMAs de um motor falhem, o FADEC correspondente utilizará a energia do sistema principal DC.
O motor FJ44-3A adota um design modular e conta com múltiplos acessos para boroscópio, facilitando a manutenção e as inspeções. A revisão geral do motor é necessária a cada 4.000 horas de operação. Um sistema contínuo de detecção de incêndio monitora a área das naceles para alertar em caso de fogo, e o sistema de extinção de incêndios conta com dois disparos disponíveis.
REFERÊNCIA: AERO401003/25