CONSULTE
Fabricante: Bell Helicopter
Ano de fabricação: 1996
Horas totais de célula: 4.200
Horas disponíveis: 2.900
0230
Fabricante: Bell Helicopter
Ano de fabricação: 1996
Horas totais de célula: 4.200
Motor
Rolls-Royce (ex-Allison) 250-C20J - 420 shp (310 kW)
Horas disponíveis: 2.900
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º Stage Wheel – 1300 HS - Tempo restante para inspeção/substituição dos estágios da turbina.
Compressor – 2900 HS - Horas restantes para revisão do compressor principal.
Impeller – 2900 HS - Tempo remanescente para revisão da roda do compressor (impeller).
Rotores
M.R. Blade – 940 HS - Horas disponíveis para as pás do rotor principal.
T.R. Blade – 900 HS - Horas disponíveis para as pás do rotor de cauda.
Strap’s – 1200 HS ou 11/2025 - Prazo ou horas restantes para substituição das tiras de sustentação do rotor.
Swashplate – 740 HS - Horas disponíveis para a placa oscilante.
Tail Gearbox – 1900 HS - Horas restantes para revisão da caixa de engrenagens do rotor de cauda.
Aviônicos
FM-138 VHF/FM Transceiver – Technisonic - Rádio VHF/FM para comunicações aeronáuticas e operacionais, usado especialmente em operações policiais e de resgate.
AA12-002 Audio Control Panel – NAT - Painel para seleção e gerenciamento de áudio entre diferentes rádios e intercomunicação da tripulação.
Altímetro - Mede a altitude da aeronave em relação ao nível do mar.
Velocímetro - Indica a velocidade no ar (IAS).
Horizonte Artificial - Mostra a atitude da aeronave em relação à linha do horizonte (instrumento fundamental para voo por instrumentos).
Transponder - Dispositivo que transmite código de identificação e altitude para controle de tráfego aéreo.
KY 196 VHF Com - Rádio de comunicação VHF para contato com controle de tráfego e outras aeronaves.
KT76A Transponder - Transponder modo A/C para envio de dados de identificação e altitude ao radar ATC.
Kannad 406 ELT - Transmissor localizador de emergência que envia sinal via satélite em caso de acidente
Relógio / Cronômetro digital de quartzo - Medição precisa do tempo e cronometragem de etapas do voo.
Bússola magnética - Indica o rumo magnético da aeronave.
Inclinômetro de tacômetro duplo (rotor e motor) - Mostra as rotações por minuto do rotor e do motor.
Velocímetro - Indica a velocidade no ar (IAS).
Altímetro - Mede a altitude em relação ao nível do mar.
Indicador de pressão / temperatura do óleo do motor - Monitora parâmetros vitais de funcionamento do motor.
Indicador de temperatura do ar livre (OAT) - Mostra a temperatura externa.
Indicador de quantidade de combustível - Informa o nível de combustível nos tanques.
Indicador de pressão do combustível / carga do gerador - Exibe pressão da linha de combustível e estado de carga elétrica.
Indicador de velocidade do produtor de gás (N1) - Mede rotações do compressor de baixa pressão da turbina.
Indicador de pressão do torquímetro - Mostra a potência transmitida pelo motor ao rotor.
Indicador de pressão / temperatura do óleo da transmissão - Garante funcionamento seguro da transmissão principal.
Indicador de temperatura de saída da turbina (TOT) com luz de excesso - Monitora a temperatura dos gases de escape, alertando sobre superaquecimento.
Horímetro - Registra o tempo total de operação da aeronave
Adicionais
Luzes de aviso
Bagageiro aberto - Alerta de porta do compartimento de bagagem não fechada.
Bomba de combustível inoperante - Indica falha na bomba elétrica ou mecânica de combustível.
Falha do motor - Luz de emergência em caso de perda de potência.
Bateria quente - Alerta de temperatura excessiva na bateria.
By-pass do filtro de combustível - Indica que o filtro foi contornado devido a obstrução.
Falha do gerador - Perda de geração elétrica principal.
Baixa pressão de óleo da transmissão - Indica risco de falha na lubrificação.
Alta temperatura do óleo da transmissão - Indica risco de superaquecimento.
Detectores de cavacos (motor/transmissão/caixa de engrenagens do rotor de cauda) - Avisam sobre partículas metálicas no óleo, indicando desgaste interno.
Baixa rotação do rotor / excesso de saída do motor - Alerta visual e sonoro para evitar perda de sustentação.
Sistema elétrico
Sistema DC 28 volts - Alimenta todos os sistemas elétricos de bordo.
Bateria 17 Ah níquel-cádmio - Fonte de energia de emergência e partida do motor.
Conexão para potência externa e aterramento - Permite ligação a fonte externa para partida ou manutenção.
Luzes estroboscópicas anti-colisão - Aumentam a visibilidade da aeronave.
Iluminação de cockpit, instrumentos e mapa - Facilita operação noturna.
Faróis de pouso (2x 250W) - Iluminam a pista durante decolagem e pouso.
Regulador de tensão do gerador (150A) - Mantém a tensão elétrica estável.
Tomada de 28V na cabine - Fornece energia para acessórios.
Tubo de pitot aquecido - Evita congelamento do sensor de velocidade no ar
Notas
Sem ar-condicionado
Corta cabo
Vencimento CVA: 10/12/2025
Seguro reta em dia
Sem histórico de danos
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